A geração anterior não pensava em propósito

Dieverson Colombo
3 min readMar 26, 2019

--

Crédito: Divulgação/Pixabay

Esses dias estava pensando sobre a geração dos meus pais. Os dois nasceram na década de 50 e vivem uma vida tranquila atualmente. Moram em um apartamento bom, tem boas condições de vida e interagem bastante com outras pessoas, especialmente familiares.

E um detalhe: eles não parecem se importar com uma ideia de ter um propósito na vida. Isso é bom ou ruim? Pensei em escrever esse texto para falar mais sobre o tema.

Ter ou não ter propósito?

Faz algum tempo que falar sobre propósito se tornou tão comum que ficou até chato em alguns momentos. “Você precisa seguir o seu propósito”, “encontre seu propósito que a vida vai fazer sentido” e todas essas frases que devem até ter estampado camisetas em algum momento devem ser familiares para você.

O que acontece é que por mais que seja muito clichê, isso faz muito sentido. O que te move e vai te mover no dia a dia não é o dinheiro ou qualquer outro motivo. É entender qual caminho quer seguir, o que quer fazer com sua vida.

E no caso dos meus pais, e provavelmente dos seus também?

Não acho que eles não tenham um propósito, mas a situação é totalmente diferente. Em primeiro lugar, o propósito deles não é necessariamente no trabalho e sim na vida de modo geral. No caso dos meus pais, eles enfrentaram muitas dificuldades quando eram novos, chegando até a não ter comida suficiente em alguns momentos. Então o que é propósito no caso deles? Não ter nenhuma dificuldade como tiveram no passado e viver uma vida com mais tranquilidade, sem ter nenhum tipo de necessidade.

É claro que nenhum de nós quer passar algum tipo de necessidade, mas por eles já terem sentido na pele um pouco sobre isso, o sentimento em relação ao assunto é totalmente diferente. Assim, ter uma vida sem sofrimentos se torna um propósito diário.

Mas não temos todos o mesmo propósito

Todo esse papo de propósito pode fazer com que você sinta que o que está fazendo hoje não é o suficiente. E aí está o grande problema. É importante que você busque sempre evoluir sim, melhorar sua vida. Pensar em um propósito, um motivo para te mover, também é importante. Mas ficar triste e paralisado por não ter certeza de qual o seu propósito pode ser um sofrimento desnecessário e que vai sempre te deixar se sentindo uma pessoa pior.

Lembre-se também que o seu propósito não precisa ser somente no trabalho. O objetivo do Mudança de Planos é que você seja feliz no seu trabalho e eu continuo acreditando nisso. Mas é possível ter um trabalho bacana e ao mesmo tempo um propósito em outra área da sua vida. Criar um filho, por exemplo, é um excelente exemplo. Claro que criar um filho com um trabalho horrível não vai te fazer bem. Mas se você gosta do que faz, se sente bem com seu trabalho e percebe esse propósito fora dele, não vai sofrer esse dilema.

Então sugiro com esse texto que você não fique triste nem se sinta a pior pessoa do mundo por não ter um super propósito, não estar fazendo nada que seja para mudar o mundo amanhã e nem esteja trabalhando sem parar para acabar com a fome no mundo. Esses são lindos propósitos, mas ter uma vida mais tranquila ou construir uma família também podem ser.

A vida que você tem hoje é fruto das suas escolhas e de toda a sua trajetória. Se você pensa que precisa mudar, que não está feliz com o que está fazendo e pensa que fazer uma transição de carreira é uma boa ideia, posso te ajudar com isso.

Mas não se culpe por estar nessa situação e nem fique se sentindo mal por não ter um propósito tão definido. Essa popularidade do termo propósito é positiva em vários aspectos, mas pode não te fazer tão bem em um primeiro momento.

O objetivo aqui foi mostrar como temos várias possibilidades de propósito. Assim como o dos meus pais provavelmente era ter uma vida tranquila, o seu também pode ser se quiser.

Com uma pequena reflexão que fiz, espero ter ajudado também a pensar sobre essa questão de propósito. E se precisar de alguma ajuda, é só entrar em contato.

Grande abraço!

--

--

Dieverson Colombo
Dieverson Colombo

Written by Dieverson Colombo

0 Followers

Escritor e jornalista. Autor do livro Reféns do Propósito. Escrevo sobre o mundo e o que sinto que preciso escrever.

No responses yet