Produtividade x acordar às 5h da manhã
Acordar às 5h da manhã realmente não é para todos. Não quero dizer o que os fortes conseguem ou algo do tipo. Mas quem levanta mais cedo costuma ser mais produtivo e faz mais atividades durante o dia. Será mesmo? Nesse texto, você irá comentar um pouco mais sobre esse assunto.
Acordar cedo não é o mesmo que ser produtivo
Sempre fui uma pessoa matinal. Trabalho desde os 17 anos e, com isso, acordar cedo era uma obrigação para chegar ao trabalho. Produzo muito mais de manhã, então sempre procuro deixar o foco mais no trabalho, escrever e produzir conteúdos logo depois que acordo. Mas não me considero um exemplo de produtividade.
De uns tempos para cá falar em acordar super cedo, às 5h da manhã, se tornou bem popular. O Clube dos 5 se tornou um termo muito popular e também o famoso livro O Milagre da Manhã são exemplos disso.
Eu já levantei às 5h da manhã alguns dias. Entrei na onda quando esse assunto começou a fazer algum sucesso e resolvi experimentar. Confesso que o resultado não foi muito positivo. Não me senti bem, tive muito mais dores de cabeça e a produtividade não foi maior. E sim, eu testei por alguns dias antes de dizer que não dava certo. Não foi um único dia.
Durante todo esse mês em que escrevo esse texto (janeiro de 2020), estou acordando antes das 6h e acabo levantando no máximo às 6h20. Minha namorada tem ido trabalhar mais cedo esse mês e acabo acordando no mesmo horário.
Todos os dias, sem exceção, saio para caminhar por pelo menos uma hora, leio por um tempo, fico alguns minutos em silêncio e tomo meu café com muita calma. Mesmo assim, eu, que sou uma pessoa matinal, me sinto muito cansado ao levantar antes das 6h30. Meu relógio biológico tem algum mecanismo que me deixa pior se acordo antes desse horário e deixa meu dia mais tranquilo se acordado depois disso. Ou seja, mesmo levantando bem cedo, praticando exercícios, lendo e começando o dia com mais calma, o resto do meu dia não é lá tão produtivo.
Eu gosto de acordar cedo, sou uma pessoa matinal, mas cedo no meu caso é 6h30 e não às 5h. E tudo certo quanto a isso. A gente não sai perdendo por conta da hora que levanta da cama. E precisamos olhar com mais atenção e cuidado essas promessas e ideias que são oferecidas em relação a isso.
Se você não teve um dia produtivo, pode ter vários motivos. A hora que levantou será apenas um deles.
Nem todos os produtos de manhã
Não podemos nunca esquecer que uma parte considerável das pessoas tem o melhor do seu rendimento de tarde ou até de noite. Muitas trabalham de madrugada mesmo, por ser o horário de melhor rendimento. Então, especialmente para essas, a ideia de levantar super cedo não faz nenhum sentido. Cada um tem seu relógio biológico e lida com isso como achar melhor. Foque no que você quer fazer e esqueça isso.
A ideia desse texto não é dizer que você não precisa fazer nada e que mesmo assim tudo que quiser vai acontecer em sua vida. A reflexão é justamente que você não precisa acordar super cedo para ser uma pessoa produtiva e para que as coisas aconteçam na sua vida. Cada pessoa tem seu horário para levantar, tem seu ciclo de sono e você certamente sabe do seu, sabe quantas horas precisa para dormir por noite e em que momento do dia é mais produtivo.
Assim como dormir só cinco horas por noite não é nenhum sinal de produtividade ou sucesso, como já falei nesse vídeo , acordar às 5h também não é.
Continue tranquilo seguindo seu dia da forma que julgar melhor. E sempre que encontrar conteúdos falando que sua vida só será melhor levantando às 5h da manhã, lembre desse texto e deixe esse tema de lado.
Se você está fazendo o que se propôs a fazer em sua vida e produzindo o que acredita ser o necessário para seu trabalho e para o que está buscando, está tudo certo. Assim como disse no meu livro, Reféns do Propósito , tranquilidade é a palavra. Fique tranquilo!