Buscar o propósito parece estar perdendo o sentido
A busca pelo propósito, algo que te move na sua vida, pode até ser importante. Não discuto isso. Mas da forma com que a situação está atualmente, acredito que perdeu todo o sentido.
Você não pode mais pensar com calma o que quer fazer, pois assim estará jogando um pedaço de sua vida fora. Não pode pensar em algo mais simples, que no seu ponto de vista seja o suficiente para a situação. Precisa pensar grande.
Também não pode simplesmente não querer pensar nesse papo de propósito. Essa parece inaceitável. A famosa oferta e demanda sempre se faz presente, claro. E há todo um mercado em torno do assunto. O mercado que te ajuda a encontrar o seu propósito. Normalmente em poucos passos, seguindo algumas estratégias indispensáveis, preenchendo uma lista.
Mas claro que não é tão simples assim. Afinal, é sua vida que está em jogo. O resultado dos exercícios não sai na hora. Vai demorar pelo menos um dia para que você consiga. Sei disso porque normalmente a indicação será de um exercício do qual é necessário ficar o dia todo sozinho, sem barulho e em um lugar tranquilo. Na verdade eu acho ótimo ter esse tempo para focar em você, ficar mais tranquilo.
Mas sinto te dizer que não vai ser em um dia que seu propósito vai brotar no papel que está contigo. Tudo na vida é um processo. Essa frase é clichê sim, mas é verdadeira. E em qualquer assunto se encaixa, inclusive esse.
É importante que você entenda que cada pessoa vai ter o seu propósito, a sua busca, o seu objetivo. E não é necessariamente vinculado com a vida profissional. Ao contrário do que tentam te ensinar.
Mas o maior problema é se você entrar no ciclo da busca por propósito. Nesse caso, tenho que dizer que vai ser muito difícil sair dele. É quando você é fisgado pelo tema em uma pesquisa na internet, entra no ciclo, vai em busca do seu propósito desesperadamente, investe um valor financeiro altíssimo e acaba frustrado, porque não conseguiu em poucos dias descobrir o seu propósito, daqueles que pode dizer em uma única frase.
Esse assunto precisa de mais atenção. Não a busca em si, mas todo o entorno e os sofrimentos gerados por tudo. São tantos pensamentos, que escrevi um livro sobre isso, que nesse momento está em processo de edição/impressão.
Em Reféns do Propósito expliquei em detalhes sobre esse ciclo, quais as maiores dicas de especialistas no assunto e porque elas não fazem sentido e também escrevi se acredito ou não que é necessário termos um propósito.
Caso tenha ficado curioso, já te adianto que eu não sei qual é meu propósito. E estou bem tranquilo com isso.
Para viabilizar o projeto, lancei uma campanha de financiamento coletivo. Você pode contribuir para ter o seu exemplar, me ajudar a tornar o projeto viável e refletir junto comigo sobre esse assunto.
Aqui o link com mais informações: www.catarse.me/livrorefensdoproposito
Vou ficar muito feliz com sua contribuição. Vai ser um prazer enviar meu livro para sua casa.
Abraços!